sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

broche de flor do cerrado



Comprei essa flor do Cerrado em uma feira de artesanato e imediatamente fiquei com vontade de usar! Não é linda?



Resolvi prendê-la numa base de broche, pois posso usá-la dessa forma ou prendê-la num colar, por exemplo:



Ela tem um cabo bem compridinho, então o primeiro passo foi cortá-lo com um alicate, e passar cola de contato na base da flor, para que não se desmanchasse.





Em seguida cortei um círculo de feltro para ser a base do broche. Passei cola de contato no feltro e na flor, para fazer contato - esperei as duas partes secarem e então colei.





Com araldite eu prendi o alfinete de broche no feltro, e deixei secar um dia inteiro sem mexer, apoiado com cuidado em uma superfície macia:







Tá pronto o broche! Fiz de várias cores!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

caderno personalisado




Primeiro projeto craft do ano: caderno encapado com o super tecido de cenouras do Fernando Maluhy!
Já tinha falado dos tecidos dele em outro post. Esse eu trouxe de São Paulo, mas pra minha sorte, está cada vez mais fácil encontrar aqui em Salvador. O problema é o preço...

Bom, aqui dá pra ver o tecido utilizado, e o caderno:



O primeiro passo é cortar o tecido, deixando uma margem de uns dois dedos ao redor do caderno. É importante passar o tecido logo após cortar, pra colar ele bem lisinho...





Como o caderno tem a capa azul escura e uma esfera banca na frente - além de umas marcas brancas atrás - optei por forrar a capa com um papel branco primeiro, pois somente com o tecido estava ficando transparente, e aparecia a parte branca, não gostei :(
Usei uma folha de papel canson, porque o papel ofício comum não foi suficiente, ainda assim ficava transparente:



Colei o papel canson na capa do caderno usando cola branca escolar.
Em seguida posicionei o tecido no lugar certinho, e comecei a colar a partir da lombada do caderno, usando cola de contato. Só passei uma camada bem espalhadinha e apliquei o tecido em seguida, pressionando bem.



Não colei o tecido por cima do canson, achei que as chances de dar errado eram grandes. Passei então pra parte de dentro, colando as sobras do tecido, ainda com a cola de contato, e dessa vez, fazendo contato, e aproveitando pra esticar bem o tecido, pra capa ficar lisinha.







Pra dar acabamento, foi só colar mais um pedaço de canson branco pra esconder as sobras do tecido, usando a mesma cola branca escolar: